10 músicas de relaxamento para ouvir no trabalho

A música tem muito mais poder do que imagina!

Estudos realizados pela American Music Therapy Association - AMTA, dos EUA, e pela World Federation of Music Therapy - WFMT, da Itália, apontam que uma canção pode causar alterações na respiração e também diminuir a pressão sanguínea, além de nos divertir, estimular e relaxar.

Neste artigo, vai entender o papel da música e conferir 10 dicas de músicas incríveis para relaxar no trabalho.

O papel da música

Já imaginou como seria assistir aos clássicos do cinema, como “O Iluminado” e “Rocky” sem existir a sua trilha sonora? Com certeza, não seriam obras tão marcantes.

No cinema, a música tem o poder de guiar e dar o tom para uma cena, sendo que saber usá-la na hora certa é essencial.

Na vida, a música também tem um poder - o de agitar ou acalmar as suas emoções. 

Diversos são os motivos pelos quais cada um decide escutar música. Existem pessoas que ouvem para se distrair no meio do trânsito e outras pessoas desejam aumentar a concentração no trabalho ou até mesmo para encontrar motivação e energia para cumprir uma atividade mais complexa.

Neste artigo, vamos falar sobre o papel da música como ferramenta relaxante para o ambiente de trabalho.

Imagine, depois de um dia agitado no seu serviço, chegar a casa e poder relaxar ao som de uma música que acalma e tranquiliza todos os seus nervos, ou até mesmo durante o trabalho, depois de uma reunião stressante, ou quando precisa de se concentrar numa tarefa importante.

Já lhe pediram para respirar fundo e contar até 10 em algum desses momentos? A música pode substituir esse exercício!

Separámos, especialmente para si, 10 músicas que são ótimas para quem quer relaxar e aliviar o stress do dia ou do momento.

10 músicas de relaxamento para ouvir no trabalho

Confira na lista abaixo os artistas e as canções que nós escolhemos para si:

Relax de Melim e Rael

Table For 2 de Alok e iRO

Put Your Records On de Ritt Momney

Amarelo, azul e branco de Anavitória e Rita Lee

Sitting, Waiting, Wishing de Jack Johnson

I love you baby de Surf Mesa e Emilee

I'm Yours de Jason Mraz

Free de Donavon Frankenreiter

Your body is a wonderland de John Mayer

Ain't No Sunshine de Avocuddle, Strange Fruits Music

 

O que achou? Incríveis, não verdade? Se tiver alguma sugestão de outra música pode deixar nos comentários no fim do texto.

Com certeza vai-se sentir mais tranquilo/a depois de ouvir estas canções.

Música no trabalho ajuda a aumentar a concentração?

Tem o hábito de escutar música durante o trabalho?

Muitas pessoas acreditam que colocar os fones de ouvido para ouvir canções enquanto se trabalha é uma forma de aumentar o grau de concentração numa determinada tarefa.
 

E realmente é! Funciona como um isolamento num mundo particular que contribui para o colaborador se desligar de tudo o que está a acontecer à sua volta, concentrando todas as suas energias na execução de algo.

O estudo “Whistle while you work: Impact of music on productivity” apontou que mais da metade dos seus participantes (61%) disse ouvir música no trabalho para se sentir melhor e até mais produtivo.

Os dados mostraram ainda que 88% das pessoas têm o hábito de colocar um fone de ouvido para escutar música enquanto estão a executar uma atividade que exige atenção extrema.

Inclusive, 77% dos donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música pode estimular os seus colaboradores, além de melhorar o clima organizacional.

Mas, cuidado! Esse isolamento pode ser considerado como um ponto negativo também.

Se por um lado aumenta a concentração, também mantém os colaboradores distantes do que está a acontecer no ambiente profissional.

Acontece que o colaborador pode não escutar quando outra pessoa, ou até mesmo o seu gestor, o chama ou pergunta algo. Isso pode tornar-se num problema, se acontecer várias vezes.

O ideal é sempre intercalar os momentos de ouvir música com os momentos de não ouvir, pois o equilíbrio é o ideal para a rotina profissional.

Com o passar do tempo, vai aprender a concentrar-se mesmo sem música e com barulhos à sua volta.

Outra dica muito válida é evitar deixar o som alto, assim consegue ouvir quando alguém fala consigo.

Este artigo fez sentido para si? Se este conteúdo o/a ajudou de alguma forma e acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Quem sabe não recebe outras indicações de música relaxantes!

Iniciar sessão to leave a comment


6 dicas de como superar o complexo de inferioridade