5 dicas de como responder a um feedback negativo

Os feedbacks são o meio mais eficaz para ajudar uma pessoa a entender como ela está a performar e o que precisa ser melhorado. Acontece que nem todas as pessoas sabem como formular críticas construtivas e positivas que ajudem o outro a crescer.
 

Com certeza, já deve ter tido contato com alguém assim, cujo parecer sempre teve uma conotação destrutiva ou humilhante. Frases como “você é uma pessoa muito difícil de lidar” ou “você não tem a mínima capacidade para fazer isso”, além de agressivas, são extremamente genéricas e de nada ajudam alguém a desenvolver-se.
 

Apesar da crítica ser essencial para o seu crescimento, é preciso aprender a diferenciar o que realmente o vai levar para frente, o que precisa ser filtrado e o que é bom deixar de lado.

A grande maioria das pessoas não sabe sequer como dar um feedback de maneira assertiva e eficaz, por isso acabam por humilhar e agredir com as suas opiniões. Passar por uma situação assim pode ser muito desconfortável e, se se deixar levar pelas emoções pode deixar passar uma dica valiosa.

É claro que algumas críticas são infundadas, mas mesmo as mais agressivas podem esconder verdades com as quais precisa de lidar. Por isso, escrevemos este artigo, para ajudá-lo a lidar melhor quando esse tipo de feedback for dado, permitindo que você saiba como separar o que é válido do que não é. Confira as nossa dicas:

O que fazer quando receber um feedback negativo?

1- Abra a sua mente

Quando escutar um feedback que soe como ofensa é preciso parar um pouco para refletir.
 

Isso vai ajudar a não responder na mesma moeda a algo que não teve tempo para analisar. Reagir imediatamente raramente vai ser o melhor caminho a ser escolhido.
 

Abra a sua mente e procure entender o que a pessoa quis dizer, qual foi a perspectiva dela para chegar a essa conclusão. Assim, pode ter acesso a dicas do porquê foi dado esse feedback, facilitando a compreensão do que realmente precisa ser melhorado ou não.

Se não for capaz de fazer isso sozinho, procure a pessoa quando já estiver com a cabeça mais fria e faça as perguntas necessárias para entender essa motivação. É preciso ter certeza sobre o que ela disse, para poder decidir se vai ou não fazer algo a respeito.

2 - Evite levar para o lado pessoal

Existe um motivo muito claro que o faz reagir mal a uma crítica destrutiva. Sabe qual é?
 

A verdade é que muitas vezes acaba sempre por levar para o lado pessoal e deixa que isso provoque os seus instintos mais profundos.
 

Querer a todo o custo proteger a imagem que construiu de si mesmo faz qualquer opinião diferente do que acredita ser a realidade tornar-se numa ameaça aos seus olhos.
 

Mas, é preciso lembrar-se sempre que está em constante evolução e sempre vão existir oportunidades de crescer em diversos aspectos.

Feedbacks não devem ser levados para o lado pessoal e encarados como ataques. É preciso sim refletir sobre o que foi falado e identificar aquilo que pode sim ser melhorado.

3 - Considere a fonte

Não existe feedback totalmente isento ou imparcial. Isso porque a sua visão do mundo é fortemente influenciada pela sua personalidade, vivências, etc. Então, acaba sempre por passar um pouco de si mesmo nas críticas que faz.

Quando receber um feedback negativo, analise também a fonte de tal parecer. Quem é, qual a relação que essa pessoa tem consigo, quais as motivações para ela fazer isso, qual o comportamento dela com relação ao aspecto que foi criticado em si, etc.
 

É muito importante analisar todas essas questões, para ter a certeza da veracidade do que foi dito. Infelizmente, algumas pessoas podem inventar coisas apenas para o chatear.

Mas, ao mesmo tempo, é preciso lembrar-se que um "adversário" não tem motivos para não apontar os seus defeitos. Muitas vezes, um amigo prefere agradá-lo e não falar nada, mas sempre terão os que não deixam nada passar. Exatamente por isso, que vamos dar-lhe a próxima dica.

4 - Use para o seu desenvolvimento

Olhe para tudo o que está a acontecer como um expectador, alguém de fora da situação.

Faça uma lista com o que pode ser verdadeiro na crítica que recebeu, o que se aproxima da realidade que enxerga.

Depois, pode até mesmo recorrer a amigos ou familiares da sua confiança e que não têm medo de falar a verdade para si, pergunte o que eles acham sobre os apontamentos que você recebeu.

Quase sempre vai conseguir aproveitar algo desses feedbacks e usar para o seu crescimento pessoal ou profissional.

Aprenda a reconhecer seus pontos de melhoria, não existe ninguém perfeito neste mundo e essa é a melhor maneira de ter ao menos a oportunidade de fazer algo para ultrapassar esses obstáculos.

Leve para si o que for útil e siga em frente, permita-se crescer mesmo quando alguém quer que você caia.

Outro ponto que pode ser bastante útil é perceber o que não fazer quando for a sua vez de dar um feedback para alguém.

5 - Esqueça

Quando tudo for resolvido, é preciso deixar a crítica ir embora. Já aproveitou o máximo que podia e tirou a lição necessária dela, então esqueça e não permita que essa situação fique marcada como algo negativo em si.

 

Conclusão

Apesar de ser extremamente desconfortável e desafiante receber um feedback negativo, é preciso aprender a lidar com ele da melhor maneira possível.

É como um investimento de esforço e tempo no seu próprio desenvolvimento, por isso, use todas as dicas que lhe demos para transformar qualquer crítica num impulso na sua vida.

Este artigo fez sentido para si? Se este conteúdo o ajudou de alguma forma e acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para compartilhar nas suas redes sociais.

Iniciar sessão to leave a comment


Inteligências Múltiplas
Conheça os tipos de inteligência que existem