8 dicas para interpretar a linguagem corporal masculina

Os relacionamentos fazem parte de um mundo que pode ser altamente hostil para quem não desenvolveu, ao menos, o básico das habilidades sociais. Isso pode ser ainda mais complicado quando falamos de relacionamentos românticos, por exemplo.

São diversos os fatores que influenciam a construção de um bom relacionamento, mas apenas alguns podem ser determinantes e, por isso, exigem maior atenção. 

Sabia que ele pode estar a dizer coisas, sem precisar sequer de falar algo? Pois é, a linguagem corporal do homem demonstra como ele se sente, em determinadas situações, e saber interpretar isso é uma habilidade que pode melhor e muito as suas investidas românticas.

Neste artigo, vamos falar sobre a linguagem corporal masculina com várias dicas para que comece a decifrar o que ele transmite sem perceber.

O que é linguagem corporal?

Mesmo sem perceber, o seu corpo comunica-se de forma não verbal.

A sua postura, gestos, expressões faciais e até mesmo o movimento dos seus olhos podem indicar como se sente em alguma situação.

Imagine que um colega do seu trabalho procura-a/o para pedir ajuda na execução de uma tarefa. Dispõe-se a ajudá-lo, mas depois da centésima vez a explicar o que ele precisa entender, sem perceber, revira os olhos e dá um suspiro. Ele não precisa que diga algo para entender que aquilo a/o está a irritar ou cansar.

A linguagem corporal funciona exatamente assim, ela comunica o que alguém está a sentir, sem precisar dizer nenhuma palavra.

A linguagem corporal nas relações

Os relacionamentos interpessoais são diretamente impactados pela linguagem corporal, sejam eles profissionais, sociais ou românticos.
 

Quando uma pessoa sabe ler com maestria os sinais do corpo, ela tem o potencial para antever qualquer situação problemática que esteja para acontecer, evitar constrangimentos por saber como redirecionar o assunto, se necessário, reconhecer emoções nos outros e até mesmo ser uma pessoa muito influente.

Quando falamos especificamente de romance, a linguagem corporal é uma das expressões mais presentes na interação. Observá-la permite-nos perceber e entender o envolvimento do outro no relacionamento.

Dicas para entender a linguagem corporal masculina

Confira a nossa lista com alguns sinais que ele pode estar interessado em si:

1 - Postura

A postura dele pode indicar se está, ou não, interessado em si. Quando ele se inclina na sua direção sempre que está a falar algo, isso pode indicar que existe um forte interesse. Contudo, se ele adota uma postura afastada e desinteressada, talvez se sinta entediado, o que pode não ser uma boa notícia.

2 - Olhar

O olhar também pode relevar se ele está, ou não, atraído por si. Se ele mantiver um contato visual direto sempre que vocês conversam ou fazem algo, isso demonstra interesse da sua parte. Agora, se ele evitar o contato visual é um sinal da falta de interesse.

Outra coisa que pode ser reparada pelo olhar é a dilatação da pupila. Quando nos sentimos atraídos por algo ou alguém, naturalmente o nosso corpo responde com a dilatação da pupila, demonstrando uma sensação de prazer. É um indicativo muito positivo perceber esse sinal.

3 - Toque

Esse sinal é o mais óbvio, mas mesmo assim muitas pessoas não percebem. Se ele mantém qualquer tipo de contato físico consigo, na maior parte do tempo, claramente existe o interesse. O contato entre os braços, um carinho na mão, um abraço mais longo, todos esses toques sutis demonstram carinho e atração.

Mas, é preciso um pouco de cuidado aqui. Se ele mantém distância e não tenta o contato físico, não quer dizer que ele não esteja interessado. Pode ser que ele ache melhor respeitar o seu espaço pessoal e isso não é uma característica negativa.

4 - Proximidade

Aqui vai uma dica para testar o interesse dele em si. Sabendo que o toque e o contato físico são peças chave no jogo da sedução, pode começar uma aproximação com ele. Caso ele se afaste gentilmente, pode ser que a proximidade ainda seja um pouco incómoda para ele, vá com calma. Se ele se afastar bruscamente, definitivamente não quer nem um pouco de proximidade. Mas, se ele se sentir confortável e se mantiver próximo de si, pode ser um ótimo indicador de interesse.

5 - Sorriso

Quando nos sentimos felizes e confortáveis na presença de outra pessoa, o sorriso vem de forma natural. Esse é um belo sinal que ele pode dar durante um encontro. Perceba se os sorrisos que ele abre são forçados ou se acontecem de forma natural. Um simples sorriso pode mostrar que ele está a divertir-se com a sua presença.

6 - Lábios

O nosso corpo reage quando estamos interessados noutra pessoa. Sentimo-nos nervosos, porque queremos agradar e passar uma boa imagem. Esse nervosismo faz com que nossa boca fique mais seca. Por isso, se ele morde os lábios com frequência ou passa a língua sobre eles, pode estar a sentir-se assim, isso é um sinal muito positivo.

7 - Sobrancelhas

Se ele estiver interessado em si, as sobrancelhas estarão levemente levantadas enquanto estiver a falar consigo. Isso é um reflexo natural da felicidade e da empolgação que ele sente com a sua presença.

8 - Sinais negativos

É preciso entender que a linguagem corporal também pode demonstrar quando precisa de se afastar de alguém. Existem algumas atitudes que demonstram um caráter duvidoso e falta de respeito.

Caso ele insista em tentativas de contato físico, mesmo quando você claramente demonstrou não ter interesse, é um grande sinal de perigo. Afaste-se e evite novo contato. Não queira estar com alguém que não sabe respeitar as suas vontades e o seu espaço pessoal.

A sua segurança vem sempre em primeiro lugar, por isso, mesmo que ele dê todos os sinais de que está interessado, vá com calma. Se não se sentir confortável ou segura na presença dele, desista e evite problemas maiores.

Conclusão

Sempre que estiver a decidir se vale a pena ou não investir em alguém, lembre-se de todas estas dicas.
 

Mantenha os seus olhos e ouvidos atentos, perceba os movimentos, gestos e palavras, para descobrir como é que ele se sente em relação a si.

Este artigo fez sentido para si? Compartilhe com quem precisa de saber como entender a linguagem corporal masculina agora! Comente aqui embaixo se já viveu alguma situação em que pode comprovar o que aqui foi partilhado.

Iniciar sessão to leave a comment


Conheça os principais sintomas de um surto psicótico e saiba o que fazer