Como a ansiedade pode afetar diretamente nos resultados profissionais

Nem todo mundo é capaz de gerenciar e lidar efetivamente com sua ansiedade no trabalho. Muitas pessoas lutam com a preocupação excessiva com uma variedade de problemas cotidianos relacionados ao trabalho ou à vida pessoal enquanto tentam fazer seu trabalho.

Esse tipo de ansiedade geralmente é desproporcional à situação e pode ser debilitante. 

Muitas vezes também resulta em sintomas físicos como fadiga e tensão muscular que podem causar problemas em sua vida profissional e pessoal.

Neste artigo, aprenda tudo sobre a ansiedade no trabalho, desde o que é até como gerenciá-la para não ter problemas nos resultados profissionais.

O que é ansiedade no local de trabalho?

A ansiedade no local de trabalho envolve sentir-se estressado, nervoso, desconfortável ou tenso com o trabalho, o que pode incluir ansiedade sobre o desempenho no trabalho, interações com colegas de trabalho ou até mesmo falar em público.

A ansiedade no local de trabalho é comum – cerca de 40% dos americanos relatam se sentir estressados ​​durante o dia de trabalho.

Embora um pouco de estresse relacionado ao trabalho seja normal, o excesso de ansiedade pode afetar negativamente sua saúde e bem-estar geral e causar problemas em sua vida pessoal e profissional se você não conseguir lidar com isso.

O que causa a ansiedade no local de trabalho?

Você pode sentir ansiedade no trabalho por vários motivos. Estes podem estar diretamente relacionados ao seu trabalho, especialmente se você:

  • Está enfrentando conflitos interpessoais com seus colegas de trabalho
  • Não sinta que tem a capacidade de controlar seu trabalho
  • Falta de segurança no trabalho
  • Muitas vezes enfrentam prazos que são muito curtos
  • Regularmente tem dias que são imprevisíveis
  • Trabalhar em um ambiente particularmente acelerado e competitivo
  • Trabalhe em tarefas diárias que são muito difíceis ou ambíguas

Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho e aumentar os resultados profissionais

Lidar com a ansiedade no trabalho é possível. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a gerenciar a ansiedade durante o trabalho.

Produtividade e vida cotidiana agitada dificilmente são sinônimos. Trabalhar por horas seguidas e sob estresse constante pode levar à ansiedade, que pode evoluir para outros transtornos e prejudicar o desempenho das atividades.

Para evitar que a produtividade seja comprometida, é importante entender as causas, consequências e soluções. 

1. Tente melhorar a comunicação

Esforce-se para criar um ambiente saudável onde os funcionários possam ser ouvidos e tratados com dignidade. 

Portanto, tente criar um ambiente onde você possa ouvir seus colegas de trabalho, principalmente se houver algum tipo de conflito profissional. 

Isso faz com que eles se sintam mais dispostos e, portanto, menos ansiosos, construindo uma relação de confiança com a equipe.

2. Seja realista com suas metas

Metas inatingíveis muitas vezes levam a sentimentos de depressão e ansiedade. Por isso, é importante estabelecer metas realistas e levar em conta a saúde mental dos trabalhadores para criar um ambiente de trabalho agradável para todos.

3. Busque momentos de alívio de tensão

A ansiedade também pode surgir do nervosismo que surge das demandas do trabalho. Com isso em mente, procure reservar um tempo para promover atividades diferentes das que os funcionários estão acostumados durante o horário de trabalho.

Isso pode ser feito por meio da interação entre os funcionários e é uma ótima maneira de relaxar e até mesmo incentivar o trabalho em equipe. 

Além disso, uma ótima opção é a ginástica laboral, que além de aliviar o estresse também pode ajudar a prevenir lesões.

Conclusão

A ansiedade no trabalho pode ter um grande impacto em sua vida diária e bem-estar e nos resultados profissionais. 

Usar estratégias para ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade pode ajudar bastante a reduzir os efeitos da ansiedade em sua mente e corpo.

Independentemente da sua situação pessoal, existem estratégias para ajudá-lo a evitar o esgotamento. Lembre-se, essas sugestões levam tempo e prática. Você precisa prestar muita atenção em como lida com a superestimulação e o esgotamento ao tentar diferentes abordagens.

Você quer ter mais inteligência emocional? Baixe agora mesmo o Ebook “A vida dos seus sonhos” e desenvolva sua Inteligência Emocional.

Conteúdo criado por Alex Paxeco, desenvolvido para tornar a sua mente é a máquina mais poderosa do mundo que nem mesmo a ciência pode replicar, então você deve reprogramar o que está dentro para conquistar a vida dos seus sonhos.

Iniciar sessão to leave a comment


3 técnicas para despertar a sua confiança agora mesmo