Como a inteligência emocional pode te ajudar a atingir suas metas no trabalho

Se você leu recentemente alguma coisa sobre progredir no trabalho, pode ter lido que pessoas com alta inteligência emocional no trabalho são mais propensas a serem contratadas, promovidas e atingem suas metas.

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e regular as próprias emoções e compreender as emoções dos outros. 

Saiba como uma inteligência emocional no trabalho alta significa ter o potencial de aumentar a produtividade da equipa e a retenção de pessoal. 

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional descreve a capacidade de uma pessoa de identificar, entender, gerenciar e aproveitar suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. 

A IE é uma habilidade vital para a comunicação interpessoal e tornou-se uma área de interesse em várias disciplinas, incluindo o local de trabalho.

Importância da Inteligência emocional no trabalho

É por isso que quando se trata de recrutamento de cargos de gestão, os empregadores procuram contratar e promover candidatos com um alto 'QE' (quociente emocional) - em vez de QI (quociente de inteligência).

A inteligência emocional desempenha um papel vital no local de trabalho e afeta significativamente a forma como os funcionários interagem uns com os outros, lidam com o estresse e realizam seu trabalho.

Autoconsciência

A autoconsciência é a capacidade de reconhecer as próprias emoções, gatilhos emocionais, forças, fraquezas, motivações, valores e objetivos e entender como isso afeta seus pensamentos e comportamento.

Se você está se sentindo estressado, irritado, sem inspiração ou desanimado em seu papel, por exemplo, é importante reservar um tempo para verificar consigo mesmo e investigar por que você pode estar se sentindo assim. 

Quando você é capaz de rotular a emoção e entender sua causa, está em uma posição muito melhor para resolver o problema com as ações apropriadas, como colocar a mão para cima para assumir um trabalho adicional que pode inspirá-lo ou encontrar maneiras produtivas de lidar com um colega difícil.

Auto Gerenciamento

Baseando-se na autoconsciência, a autogestão é a capacidade de regular as emoções. Todos – incluindo aqueles com QE alto – experimentam mau humor, impulsos e emoções negativas como raiva e estresse, mas a autogestão é a capacidade de controlar essas emoções em vez de controlá-las.

Isso pode significar retardar a resposta a situações altamente estressantes ou agressivas. Decidir dormir com aquele e-mail ou telefonema irritado significa que você pode reagir com ponderação e com a cabeça limpa, em vez de impulsivamente. 

Emoções negativas e comportamento impulsivo não apenas afetam negativamente as pessoas ao seu redor, mas também podem afetar seu bem-estar.

Motivação

A motivação é essencialmente o que nos move a agir. Quando enfrentamos contratempos e obstáculos, verificar nossos motivos é o que nos inspira a seguir em frente.

Aqueles com baixa motivação são mais propensos a serem avessos ao risco (em vez de solucionadores de problemas), ansiosos e rápidos em jogar a toalha. Sua falta de motivação também pode levá-los a expressar sentimentos negativos sobre as metas e deveres do projeto, o que pode afetar o moral da equipe.

Aqueles motivados por 'realização' e por fazer um trabalho do qual se orgulham, por outro lado, são mais propensos a pedir feedback, monitorar seu progresso, se esforçar e se esforçar para melhorar continuamente suas habilidades, conhecimentos e resultados. 

É fácil ver por que pessoas com alta motivação são um trunfo para qualquer equipe.

Empatia

A empatia é a capacidade de se conectar emocionalmente com os outros e levar em consideração seus sentimentos, preocupações e pontos de vista. 

É uma habilidade importante para se ter ao negociar com clientes, pois permite antecipar as necessidades e a reação do outro.

Na força de trabalho de hoje, gerentes emocionalmente experientes e inteligentes montam equipes diversas cujas perspectivas e pontos fortes únicos podem alavancar. 

A empatia é uma parte fundamental para acolher e apreciar diferentes pontos de vista para resolver problemas e criar caminhos inovadores.

A empatia também é essencial para a harmonia da equipe. Perceber e responder às necessidades emocionais das pessoas com quem você trabalha contribui para uma cultura de trabalho feliz.

Gestão de relacionamento

O gerenciamento de relacionamento tem tudo a ver com habilidades interpessoais – a capacidade de construir confiança genuína, relacionamento e respeito por parte dos colegas. 

Isso é mais do que o clichê de uma queda de confiança durante um exercício de formação de equipe – trata-se de confiar e ser confiável em uma equipe.

Um gerente com excelentes habilidades de gerenciamento de relacionamento é capaz de inspirar, orientar e desenvolver os membros de sua equipe, afetando muito o desempenho e a produtividade da equipe.

Melhorando a sua inteligência emocional no trabalho

Indivíduos com altos níveis de inteligência emocional não fogem diante da mudança – eles normalmente a abraçam. Eles entendem e aceitam que a mudança é a única constante na vida.

Eles também são capazes de lidar com eficácia e eficiência com os desafios psicológicos associados à mudança. 

Eles são capazes de gerenciar diversas demandas de seus stakeholders e mudar as prioridades com facilidade.

Baixe agora mesmo o Ebook "A vida dos seus sonhos" e desenvolva sua Inteligência Emocional.

Sua mente é a máquina mais poderosa do mundo que nem mesmo a ciência pode replicar, então você deve reprogramar o que está dentro para conquistar a vida dos seus sonhos.

Iniciar sessão to leave a comment


Como aumentar a confiança em 5 passos