Conheça os diferentes tipos de personalidade e as suas características!

Apesar de sermos completamente diferentes uns dos outros, quando o assunto é individualidade, alguns padrões podem repetir-se.
 
Isso foi o que alguns cientistas espanhóis da Universidade Carlos II, em conjunto com outras três universidades (Barcelona, Rovira i Virgilli e Zaragoza), encontraram numa pesquisa.
 

O estudo concluiu que pelo menos 90% da população pode ser classificada dentro de quatro tipos de personalidades:

      Otimistas;

      Pessimistas;

      Confiantes;

      Invejosos.


Essas personalidades indicam a forma como cada um lida com as mais diversas situações no seu dia-a-dia e, principalmente, como se comporta em situações de cooperação e trabalho em equipa.

O estudo

Para esse estudo foram precisos 541 voluntários, os quais tiveram as suas ações e reações analisadas durante um determinado tempo por um sistema matemático complexo que identifica padrões de comportamento.

Todos os voluntários foram submetidos a vários dilemas sociais, nos quais as soluções podiam envolver a colaboração de todos ou o conflito, com base nos interesses de todos ou nos próprios.
 

Essa estrutura foi montada por meio da teoria dos jogos, que basicamente trata-se de uma área da matemática que é capaz de conectar questões sociais e económicas através das ações que uma pessoa tem diante de um dilema.
 

Ou seja, cada decisão que foi tomada pelos voluntários nas situações que lhes foram impostas tinha o potencial de revelar traços e padrões fundamentais da personalidade de cada um.

Segundo Anxo Sánchez, um dos pesquisadores, “Os envolvidos eram convidados a participar da pesquisa em pares. Os pares iam mudando, não só em cada rodada, mas também a cada vez que o jogo mudava. Assim, a melhor opção para o participante poderia ser cooperar, opor, ou trair o seu par”.

Os quatro tipos de personalidades e as suas características

Após a análise dos dados obtidos no estudo, os pesquisadores envolvidos desenvolveram um algoritmo para classificar as pessoas pelo comportamento.

Esse algoritmo conseguiu classificar aproximadamente 90% da população em 4 grandes grupos de personalidade.

Vamos conhecer um pouco de cada um?

Otimistas

20% das pessoas encaixam-se neste grupo

Esta é a personalidade mais positiva de todas. O otimista é aquela pessoa que quer tomar as decisões que trarão benefícios para ele e para os outros, para que todos possam sentir-se parte da vitória e aproveitem o prémio.

Está sempre a olhar para o lado positivo da vida e à procura de como aproveitar o melhor que ela tem para oferecer. Por isso, gostaria que todos ao seu redor também pudessem ver o mundo dessa maneira.

Sabe gerir bem os seus relacionamentos, porque acredita que ter amigos é uma das coisas boas da vida e dá o seu melhor para mantê-los.

Outra característica do otimista é que ele esforça-se sempre para ampliar a sua visão e ver uma situação por todas as suas perspectivas. Isso permite uma resolução mais rápida dos desafios e uma aprendizagem ainda maior, porque ele é capaz de evoluir a sua própria visão do mundo com essa habilidade, além de se tornar uma pessoa mais resiliente e empática.

Pessimistas

20% das pessoas encaixam-se neste grupo

Esta personalidade tem a atitude mais negativa de todas. O pessimista é a aquela pessoa que encara a vida como se tudo e todos ao seu redor fossem potenciais decepções. Por isso, as suas escolhas sempre vão levar isso em conta, ele sempre vai decidir pelo caminho que aparenta ter menos enganos, para não sofrer tanto.
 

É um desacreditado da vida, de si mesmo e dos outros. Pensa e espera sempre o pior de qualquer situação e essa postura influencia diretamente na sua interação com o mundo, fazendo com que diminua situações e pessoas de maneira desagradável, tudo para evitar decepções futuras.

Não vivencia os desafios e experiências da vida como se fossem oportunidades de crescimento. Pelo contrário, tem a certeza que a situação tende a piorar de qualquer jeito e talvez não faça nada para superá-la. Mesmo que qualquer faísca de esperança cresça dentro de si, faz questão de apagá-la antes que cause algum prejuízo.

Confiantes

20% das pessoas encaixam-se neste grupo

 

Esta personalidade é parecida com os otimistas, pois acreditam que por meio da colaboração se tem o melhor resultado, a diferença é que o confiante não se importa se o resultado é bom ou menos bom. O importante para eles é a cooperação.
 

Eles não estão à procura de recompensas e prémios, mas sim da união de todos em prol de um mesmo objetivo, que pode ou não ser alcançado.
 

A pessoa que tem esta personalidade é muito proativa e confiante na sua capacidade. Tem também potencial para ser um ótimo líder, por causa da sua motivação fantástica para trabalhar em equipa e gerir bem a performance de todos.

Invejosos

30% das pessoas encaixam-se neste grupo

 

Esta personalidade tem como principal característica um sentimento negativo, a inveja. O invejoso deseja ter o que o outro possui para se sobressair mais que ele. O objetivo final sempre vai ser estar numa posição melhor do que as pessoas ao seu redor.

Por isso mesmo estão sempre a "gabar-se" das suas conquistas e habilidades como se fossem troféus.

Apesar de também passarem por situações desafiantes na vida, não retém o crescimento e aprendizagem delas, por não se comportarem de forma resiliente ou humilde.


Quando o assunto é superar alguém, não medem esforços para realizar tal feito. 

Também acreditam que merecem mais do que os outros e isso faz com que não suportem notar que estão a ser menos reconhecidos, menos recompensados ou menos qualquer coisa.

Esse comportamento é egoísta e individualista e não nutre qualquer desejo de dividir as suas conquistas. O pódio só pode pertencer a ele.

Indefinidos

No estudo concluiu-se também que ao menos 10% das pessoas não se encaixam em nenhumas das personalidades definidas. Esse grupo foi chamado de indefinido.

Algumas pessoas não demonstram um comportamento que tende ao otimismo, pessimismo, confiança ou inveja. Na teoria possuem um comportamento apático.

Conclusão

Este estudo demonstrou que mesmo no meio de tantas individualidades podemos encontrar alguns padrões de comportamentos.

Procure identificar em quais das personalidades se encaixa e então melhore o que for preciso e mantenha aquilo que já o permite crescer.

Gostou deste conteúdo? Se este conteúdo o ajudou de alguma forma e acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para compartilhar nas suas redes sociais.

Iniciar sessão to leave a comment


5 dicas de como responder a um feedback negativo