Entenda quais são e como funcionam as 5 emoções básicas do ser humano

Todos nós somos emotivos em algum grau, uns com mais intensidade e outros com menor. 

O ser humano é capaz de sentir as mais diversas emoções no seu dia-a-dia, de acordo com as experiências que vivencia. E, assim como as sentem, também podem provocá-las nos que estão ao seu redor.

As emoções fazem parte do que nos caracteriza como seres humanos e entender o poder que elas exercem sobre os nossos pensamentos, comportamentos e ações é fundamental para uma vida mais equilibrada e satisfatória.

Neste artigo, vamos falar sobre as 5 emoções básicas do ser humano e o que precisa de fazer para lidar melhor com elas.

As 5 emoções básicas do ser humano

Entre todas as emoções que sentimos durante a nossa vida, existem 5 que são consideradas as emoções básicas e que dão origem a todas as outras.
 

Elas foram categorizadas pelo médico psiquiatra Eric Berne.

1 – Amor

Características: amor, paixão, comoção, esperança e solidariedade.

O amor é a emoção que está presente nos relacionamentos, desde que esse seja um terreno fértil para uma boa troca afetiva.

Sentir amor engrandece a sua alma e tem uma conexão forte com o carinho e também com o prazer.

2 – Alegria

Características: satisfação, animação, euforia, interesse e alívio.

A alegria é a emoção que aumenta a sua energia e disposição para viver a vida. Aproveitar os momentos bons e partilhar o nosso dia-a-dia com aqueles que amamos são situações que fortalecem o seu bem-estar e trazem a alegria.

Ela pode estar também relaciona a auto-estima, quando é resultado da conquista de um objetivo, de uma superação ou de uma vitória.

3 – Tristeza

Características: desespero, depressão, nostalgia e repressão.

A tristeza é a emoção que sinaliza quando algo não vai bem no seu emocional. Ela demonstra que existe alguma ferida aberta e que precisa ser cuidada para que se cure.
 

É o oposto da alegria e, quando reprimida ou não resolvida, pode transformar-se em depressão.

4 – Raiva

Características: agressividade, revolta, indignação, decepção, frustração e hostilidade.

A raiva leva o indivíduo a comportar-se por meio de movimentos violentos que visam atacar ou defender-se, intensificando a sua força corporal e aumentando a energia para superar a adversidade.

É uma defesa espontânea e completamente natural de quando alguém se quer proteger de algo que o está a ameaçar de alguma forma.

5 – Medo

Características: vergonha, constrangimento, timidez, desconfiança e ansiedade.

O medo é essencial para a sua sobrevivência, pois ele mostra até onde pode ir sem colocar a sua vida em risco. É uma emoção que fortalece a sua auto-preservação.

É também uma força impulsionadora, afinal muitas das comodidades que a vida moderna lhe proporciona hoje foram criadas para sanar essa emoção.

Muitas pessoas consideram o medo algo negativo, mas, neste caso, não estamos a falar do medo patológico e exagerado, mas sim da reação natural que resulta do seu instinto de sobrevivência.

A origem das emoções básicas

As emoções são um conjunto de respostas químicas às situações que vive diariamente, mas o início delas vem ainda da vida intrauterina.

Quando ainda estava dentro da barriga da sua mãe, sentiu todas as emoções que os seus pais experimentaram na época, mas, principalmente, as da sua mãe.

Isso fez com que começasse, mesmo que inconscientemente, a incorporar significados àquelas emoções.

Depois do seu nascimento, já tinha uma base por onde começar e, a partir daí, foi por meio das vivências e experiências da sua vida que construiu a sua maneira de sentir e interagir com as emoções.
 

É por isso que as pessoas não necessariamente respondem da mesma forma à mesma situação. Talvez sinta-se triste e decepcionado/a consigo mesmo/a quando alguém o/a chama à atenção, enquanto outras pessoas ficam extremamente indignadas e podem até tornar-se agressivas.

Como lidar com as próprias emoções?

Ninguém quer ser escravo das próprias emoções e viver agindo impulsivamente por aí, colecionando arrependimentos ou afastando as pessoas.

É muito importante saber como lidar com as suas emoções, pois esse é o caminho mais eficaz para garantir que elas não o/a dominem.

Para o/a ajudar, separámos algumas dicas para fazer isso da melhor maneira possível.

Perceba e reconheça as suas emoções

Esse é o primeiro passo para começar lidar com as suas emoções.
 

Sempre que estiver a viver uma situação desafiadora é preciso parar e respirar por alguns instantes. Perceba então quais são as emoções envolvidas, dê nome a estas, entenda o que o/a está a incomodar e procure uma solução para que essa emoção deixe de ser um obstáculo.

Se for necessário, afaste-se

Nem sempre está com a sua total capacidade de pensar com clareza num momento de conflito, por isso, é muito importante que entenda quando é preciso afastar-se da situação para conseguir enxergar o que realmente está aa acontecer no seu interior.
 

Isso vai ajudá-lo/la a refletir sobre as suas emoções e também evita com que aja de maneira inconsequente ou impulsiva, piorando o que já não estava tão bom assim.

Viva a vida com mais leveza

Nem tudo precisa de ser motivo para querer morrer ou matar alguém. Comece a viver a vida de forma mais leve e encarar as situações desafiadoras com bom humor.

Fazer isso vai dar-lhe uma nova perspectiva sobre tudo, além de permitir com que tenha mais facilidade para superar os seus desafios e para encontrar as soluções que tanto procura.

Ter razão nem sempre é o mesmo que ter paz

Entender que não precisa de estar certo/a o tempo todo é poderoso. Mesmo que acredite estar certo/a, a sua verdade não necessariamente vai ser a mesma dos outros e está tudo bem.

Esse tipo de posicionamento tem o poder de o/a libertar das amarras que a sociedade impõe e também ajudá-lo/la a entender que o controlo de como reage diante das diferenças e dos conflitos está nas suas mãos.

Conclusão

As emoções são fundamentais na sua vida e saber geri-las é o segredo para viver de maneira mais equilibrada e com mais qualidade.
 

Este artigo fez sentido para si? Se esse conteúdo o/a ajudou de alguma forma e acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Iniciar sessão to leave a comment


5 técnicas de relaxamento para acalmar a mente e relaxar