Saiba o que significa labilidade emocional e como identificá-la

Saiba o que significa labilidade emocional e como identificá-la

Você já conheceu alguém que mudava tantas vezes de humor em tão pouco tempo que era até difícil de conviver? 


O descontrole emocional pode ser resultado de uma patologia que ataca o sistema nervoso do ser humano, a labilidade emocional.


É claro que existem outros fatores que também podem estar conectados a mudança constante de humor, por isso, antes de diagnosticar a labilidade emocional, é necessário se levar em conta o cenário geral da pessoa: idade, comportamento habitual, e até mesmo o temperamento. 


Não é possível nenhum tipo de diagnóstico com base em apenas um ou outro sintomas soltos. 


Escrevemos este artigo para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema.

O que é labilidade emocional?

Se trata de uma doença, particularmente caracterizada por mudanças repentinas e constantes de humor, sem que haja qualquer motivo para que elas aconteçam. 


Essas alterações acontecem de uma hora para outra, podendo fazer com que alguém feliz e sorridente, se transforme em questão de minutos e comece a sentir uma tristeza tão profunda, quanto inexplicável. 


Essa doença pode estar associada com transtornos como a depressão, bipolaridades, esquizofrenia ou outros correlatos. Outra associação é com as alterações hormonais que ocorrem no organismo, como a andropausa, menopausa, ou até o hipotireoidismo. 


Pode ser extremamente cansativo e estressante passar por todas essas mudanças da labilidade emocional, de forma física e mental, já que a o controle sobre as emoções não se faz possível na condição. A pessoa vai viver alterações entre os picos de humor constantemente, consegue imaginar como isso pode ser desafiador?


Esse artigo tem como objetivo ajudar a difundir informação sobre essa doença tão pouco conhecida. Assim, mais pessoas poderão ajudar na identificação de possíveis sintomas, e incentivo a busca de profissionais para consequente tratamento se necessário. 

Os sintomas da labilidade emocional

Antes de entender melhor os sintomas precisamos esclarecer um ponto muito importante. 


Só porque uma pessoa tende a ter comportamentos exagerados diante de determinadas situações, não significa que ela sofra com algum problema psicológico, às vezes é só o jeito dela mesmo. 


A labilidade emocional é uma instabilidade emocional, o humor de quem sofre com isso tende a mudar drasticamente várias vezes durante o mesmo dia, e não precisa de nenhum motivo para acontecer. 


Essa condição pode atingir níveis elevados de intensidade em cada humor, podendo chegar até a explosão afetiva. Por isso, é tão importante perceber os sintomas para poder começar um tratamento. 


Listamos aqui alguns sintomas e características:


  • Mudanças drásticas de humor tanto no ambiente profissional como na vida pessoal;

  • Ir de profunda tristeza à extrema euforia ou o contrário em questão de minutos, sem um motivo;

  • Em um pequeno espaço de tempo oscilar entre o amor e o ódio; 

  • Crises de choro incontroláveis;

  • Explosões e mau humor, que tornam a pessoa mais agressiva e irritada;

  • Não controla suas emoções ou sentimentos;

  • Se sente vazio e entediado com frequência;

  • Duvida de si mesmo, do seu comportamento, da sua capacidade;

  • Age com impulsividade (gasta demais, dirige imprudentemente, abusa das suas energias sexuais, etc.)

  • Comportamento autodestrutivo;


Apesar de variados, os sintomas sempre estarão conectados às emoções da pessoa, e é exatamente por isso que eles precisam ser identificados logo, para que se possa tratar de maneira correta e evitar grandes prejuízos.

Tratamento para labilidade emocional

É essencial buscar um profissional especializado para tratar da labilidade emocional, como um psicólogo ou psiquiatra. Apenas ele vai poder analisar corretamente os sintomas e fatores envolvidos no quadro do paciente e decidir pelo melhor tratamento. 


O que nós podemos recomendar é que além do auxílio profissional você busque também mudanças na sua vida, como aumentar o tempo que dedica ao lazer, a curtir sua presença, para te ajudar a esfriar a cabeça e fortalecer seu modo de lidar com os sentimentos. 


Livrar-se dessa condição é garantir uma vida mais plena, tranquila e sem tantos sofrimentos. 

Conclusão

A labilidade emocional pode ser algo muito cansativo para quem sofre da condição, e isso nos faz perceber como é importante a prática da empatia com quem pode estar passando por isso. Só assim você vai ser capaz de ajudar a  pessoa a superar esse obstáculo. 


É preciso entender as causas de tal patologia, para poder entender qual o melhor caminho para a cura. Um dos melhores meios para se fazer isso é trabalhar o autoconhecimento. Um processo onde a pessoa passa a compreender melhor os motivos que podem estar causando as mudanças repentinas de humor.


Desse modo, quem sofre dessa condição, não só entende as motivações da labilidade emocional, mas também passa a entender melhor os seus próprios sentimentos, e esse é o primeiro passo para começar a desenvolver o controle sobre as emoções, e assim controlar também suas reações, aprendendo a evitar as mudanças de humor. 


O autoconhecimento é essencial para uma vida mais plena e cheia de harmonia.


Esse artigo fez sentido pra você? Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, e você acredita que ele pode ajudar muitas outras pessoas, sinta-se livre para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.


Iniciar sessão to leave a comment


Síndrome de Peter Pan: O que é e como lidar