Stress no relacionamento: como diminuir e acabar com discussões?

Stress no relacionamento é comum. Na vida, quando as coisas não saem como planejamos, ou somos confrontados com comportamentos que nos ameaçam ou nos tornam vulneráveis, tendemos a nos frustrar. 

Uma causa comum de frustração, raiva e decepção são nossos relacionamentos, e quanto mais íntimos eles são, mais emocionais nos sentimos. 

Como as discussões podem aumentar devido a contratempos na comunicação , é importante tomar as medidas necessárias para parar, pensar, reavaliar e se acalmar antes de dizer ou fazer algo de que possa se arrepender.

Hoje vamos falar sobre alguns hábitos que vão ajudar a evitar o stress no seu relacionamento.

Como evitar o stress que impacta no seu relacionamento

É difícil hoje em dia ficar sobrecarregado de vez em quando. Entre fazer malabarismos com trabalho, família e outros compromissos, você pode se sentir muito estressado e ocupado.

Mas você precisa ter tempo para relaxar, ou sua saúde física e mental pode sofrer.

O estresse tem um propósito importante – ele nos permite responder rapidamente às ameaças e evitar o perigo. 

Mas o estresse crônico pode levar a dificuldades de saúde mental, como ansiedade e depressão, ou aumento de problemas de saúde física.

1. Se alimente melhor

Algumas pessoas tentam reduzir o estresse bebendo álcool ou comendo demais. Essas ações podem ajudar no momento, mas na verdade podem aumentar o estresse a longo prazo. 

A cafeína também pode agravar os efeitos do estresse. Enquanto consumir uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a combater o estresse.

2. Exercite-se regularmente

Além de ter benefícios para a saúde física, o exercício demonstrou ser um poderoso apaziguador do estresse. 

Considere exercícios aeróbicos não competitivos, fortalecimento com pesos ou atividades de movimento como ioga ou Tai Chi, e estabeleça metas razoáveis ​​para si mesmo. 

Demonstrou-se que o exercício aeróbico  libera endorfinas – substâncias naturais que ajudam você a se sentir melhor e a manter uma atitude positiva.

3. Estude e pratique técnicas de relaxamento

Tirar um tempo para relaxar todos os dias ajuda a gerenciar o estresse e proteger seu corpo dos efeitos do estresse

Você pode escolher entre uma variedade de técnicas, como respiração profunda, imaginação guiada, relaxamento muscular progressivo e meditação da atenção plena. 

Muitos aplicativos online e de smartphone fornecem orientação sobre essas técnicas. Embora alguns exijam custos de compra, muitos estão disponíveis gratuitamente.

4. Reduza os gatilhos de estresse no seu relacionamento

Se você for como a maioria das pessoas, sua vida pode ser preenchida com muitas exigências e muito pouco tempo. Na maioria das vezes, essas demandas são as que escolhemos. 

Mas você pode liberar tempo praticando habilidades de gerenciamento de tempo, como pedir ajuda quando for apropriado, definir prioridades, acompanhar seu ritmo e reservar tempo para cuidar de si mesmo.

Antecipação nos ajuda a manter a calma

Se você vai ter uma discussão, prepare-se. Organize suas ideias e identifique os argumentos que melhor as sustentam e a ordem em que você as apresentará. 

É tudo uma questão de ter um script que você pode usar como backup a qualquer momento.

Além disso, se for um argumento que você pode prever, é melhor preparar um discurso. 

Certifique-se de conhecer suas ideias. Pense em suas possibilidades, na profundidade de seus argumentos e, se possível, antecipe as respostas da outra parte.

Conclusão

Quando você toma medidas para melhorar seu relacionamento e desestressar, está provando a si mesmo e ao seu parceiro que acredita que há algo especial no qual vale a pena trabalhar.

Quando você e seu parceiro se comprometerem a apoiar um ao outro, ficarão surpresos com o progresso que vocês dois podem fazer.

Todos os casais experimentam estresse. Às vezes, o estresse vem de problemas no trabalho ou problemas que temos com a família e/ou amigos em nossos relacionamentos. 

O estresse também pode vir de problemas entre casais, como discussões, diferenças de necessidades ou desejos, ou sentimentos de ser ignorado.

Iniciar sessão to leave a comment


Conheça as fases do luto emocional e como superá-las